Blog

29/10/2014 Novidades

O Desenvolvimento Humano e suas diferentes metodologias

No processo de evolução da humanidade surgiram, diferentes metodologias e técnicas para orientar, motivar e ajudar pessoas e organizações a se desenvolverem de forma integral. O ser humano busca de forma instintiva a evolução e o aprimoramento contínuos através das ciências, da medicina e da espiritualidade.

Cada ferramenta desenvolvida ao longo dos tempos para o desenvolvimento e transformação de pessoas e organizações se relaciona com as demais, é interdependente e tem igual importância e eficiência. O que difere as metodologias são a finalidade e o grau de abrangência de cada uma de forma particular.

O Coaching

A atividade de Coaching pode ser exercida de forma autônoma, quando um profissional atende a pessoas físicas e jurídicas, e também internamente nas organizações – gerentes ou executivos praticam o Coaching em suas equipes e colaboradores. De uma forma ou de outra, o profissional de Coaching deve ter em mente alguns conceitos importantes:

  • Cada encontro de Coaching é chamado de agenda, encontro ou reunião. Deve-se evitar o uso da palavra “sessão”, já que esta remete ao domínio da psicologia tradicional.
  • O Coaching tem foco no presente e no futuro, enquanto a psicoterapia trabalha os processos de dor psíquica e influência do passado. Portanto, o Coaching e a psicoterapia são processos absolutamente diferentes, e no Coaching não se pratica, sob nenhuma hipótese, a psicoterapia. Mesmo que um Coach tenha formação em psicoterapia, não deve exercer as duas atividades com um mesmo cliente.
  • Quando um Coach percebe que sua ação não está trazendo resultados ou percebe sintomas de dificuldade mental, é recomendável considerar o encaminhamento do cliente a um processo psicoterapêutico. Em função disto, mesmo através do alto valor para a potencialização e a superação de muitas dificuldades das pessoas, o Coaching também tem restrições e não se aplica a todas as dificuldades, especialmente àquelas provenientes de processos mais profundos.
  • O Coaching pode ser terapêutico, pois traz benefícios e contribuições positivas para as pessoas, mas nunca será psicoterapêutico. No Coaching a relação entre o Coach e seu cliente é de amizade e de real interesse pela vida outro. Neste clima interativo surgem diálogos produtivos com muitos insights e acesso à sabedoria inata de cada um. Neste sentido, a troca e o diálogo são terapêuticos, pois fazem muito bem aos envolvidos no processo de Coaching.
  • Diferentes clientes têm necessidades distintas. Portanto, deve-se avaliar com cuidado a real necessidade de cada um e a escolha da metodologia mais indicada para cada caso – ou a associação de duas ou mais técnicas.

Veja também