Blog

26/09/2014 Novidades

RH estratégico: a nova tendência do mercado

RH estratégico é um termo que vem sendo usado atualmente pelos profissionais de recursos humanos de grandes empresas. Porém, há quem diga que o RH estratégico ainda é um sonho a ser alcançado.

As empresas que adotam a área de RH em nível estratégico valorizam o capital humano e conseguem bons resultados. Não há mais dúvidas de que o capital humano é o recurso mais importante das organizações, apesar de ainda existirem dificuldades e dúvidas na hora de otimizá-lo de forma competente.

Para que uma empresa atinja uma vantagem competitiva, é preciso que o RH participe de suas decisões, principalmente no processo de planejamento estratégico. O RH precisa ter ênfase nos objetivos e resultados da empresa, e gerenciar vários processos relacionados à gestão das pessoas. Sem foco na estratégia, não há como alinhar a gestão de pessoas com os objetivos organizacionais.

Mas afinal, o que exatamente significa RH estratégico? RH estratégico é um RH que contrata e desenvolve pessoas para as necessidades de um cargo atual ou um RH que contrata e desenvolve pessoas visando as demandas por competências que esse cargo virá a ter no longo prazo? É um RH que administra todos os recursos de uma mesma forma ou um RH que gere os recursos priorizando aqueles que serão os mais importantes no longo prazo e para a sustentabilidade da organização? É um RH que aplica uma pesquisa de clima padrão de mercado ou um RH que entende qual é o clima requerido para uma determinada necessidade imposta pela estratégia e verifica quão aderente a organização está em relação a essa necessidade?

As respostas a essas perguntas, entre tantas outras, é que dirão se a organização realmente quer ter um RH estratégico ou se apenas usa o termo da moda no mundo corporativo. Porém, não adianta apenas dar as respostas certas para essas perguntas. A resposta certa é apenas parte da equação. E essa equação só estará completa se as ações e as decisões tomadas forem para programar o que está escondido em cada pergunta.

Trace ações que viabilizem o desenvolvimento dessas competências e, por fim, que acompanhem se essas competências realmente estão inseridas na organização, fazendo assim, um ciclo virtuoso de desenvolvimento de competências orientadas pela estratégia. Isso fará com que o RH seja realmente estratégico do ponto de vista de desenvolvimento das competências.

Veja também